Capa

VOLEI-GUARULHOS

Vedacit Vôlei Guarulhos surpreende comunidade indígena Filhos da Terra

Equipe flecha abre a Superliga Masculina 2023/2024, neste sábado, 11, 21h, contra o Suzano Vôlei

10.11.2023  |  397 visualizações

       Às vésperas da estreia na Superliga Liga 2023/2024, os jogadores do time Vedacit Vôlei Guarulhos, atual Campeão Paulista de 2023, fizeram na tarde de quarta-feira, 8, uma visita à reserva indígena multiétnica Filhos Dessa Terra, localizada no bairro Portal do Gramados. A visita foi acompanhada pela equipe da TV Globo, para a edição do Jornal Hoje, desta sexta-feira, dia 10, com reportagem de Julia Dotto.

       O time, conhecido como "flecha", é um projeto da Associação Social e Esportiva Índios Guaru fundada em 2018 pelo jornalista e gestor esportivo, Anderson Marsili. "O símbolo nasce para  homenagear os verdadeiros donos desse lugar, desde o início temos feito várias ações para contribuir com as atividades da aldeia que é um orgulho pra nós", disse Marsili, guarulhense e presidente esportivo do time.

       A experiência surpreendeu os dois lados. Os jogadores nunca tinham feito uma caminhada na mata para visitar uma comunidade indígena e os jovens não esperavam realizar o sonho de "bater-bola" com o time campeão. Desde que a parceria iniciou, boa parte das brincadeiras na aldeia inclui improvisar uma rede e disputar partidas de vôlei, com bolas e vestindo camisetas doadas pelo time flecha.

       A líder Juciara Pankararu descreveu a emoção. "Eles se apaixonaram por esse jogo por causa deles. Nem acredito que estão todos aqui. Temos pelo menos uns 11 meninos e meninas que adoram jogar. Eles ajudam a gente com todas as atividades aqui, é muito duro e eu incentivo eles a fazer esporte para relaxar. Mas a visita de vocês parece um sonho", disse a Pankararu que vive na comunidade com marido e filhos, dividindo o território com parentes. O censo de 2022 revelou que em Guarulhos vivem cerca de 1,6 mil indígenas das etnias pankararé, pankararu, wassu coral, tupi, kaimbé, guarani, geripanko, guajajara, xavante, pataxó, tupinambá de olivença, xucuru, terena e tabajara.

       O capitão e levantador do Vedacit Vôlei Guarulhos, Sandro Carvalho, também ficou bem emocionado. "Estou feliz por essa oportunidade de ver de perto onde nosso esporte pode chegar. A gente imagina, mas estar aqui aumenta nossa paixão pelo voleibol e pelo poder que ele tem de inspirar nossos jovens. Estar aqui já é uma das melhores experiências como jogador de vôlei, que aumenta o valor das minhas medalhas", comemorou o atual campeão paulista.

 

Flechas abrem a Superliga Masculina 2023/2024

       O  jogo de estreia, que abre a Superliga Masculina 2023/2024, será no próximo dia 11, às 21h, na Arena Suzano, entre Vedacit Vôlei Guarulhos e o Suzano Vôlei, equipe que foi derrotada pelos flechas na disputa pelo título estadual. A partida será transmitida pelo canal Sportv.

       Sob o comando do técnico recém-contratado, Nery Tambeiro, o time guarulhense participará pela terceira vez do grupo de elite. Em 2022 conquistou o quarto lugar e na última temporada, o quinto.

       Doze equipes estarão na disputa pelo título nacional: Sada Cruzeiro, Itambé Minas, Farma Conde/São José, Suzano, Vedacit Guarulhos, Vôlei Renata, Joinville, Sesi, Apan Roll-On, Azulim Gabarito Monte Carmelo, Montes Claros América, Araguari.

 

O time 2023-2024

       Leonardo Lukas de Oliveira Leodolter, camisa 1, Leo Lukas, 21 anos, 2,00m (Oposto); Filipe Stolberg Teixeira de Carvalho Barboza, camisa 2, Filipinho, 31 anos, 1,73m (Libero); Franco William Cargnin Paese, camisa 4, Franco, 33 anos, 2,01m (Oposto); Sandro Barbalho de Carvalho, camisa 5, Sandro, 42 anos, 1,87m (Levantador); Everaldo Lucena, camisa 7, Everaldo, 38 anos, 1,94m (Levantador); Willian Gabriel Doardo, camisa 8, Willian, 26 anos, 1,96m (Ponta); Renato Russomanno dos Santos, camisa 9, Renato, 40 anos, 1,96m, (Ponta); Victor Babugia Araujo, camisa 10, Babu, 27 anos 2,02m, (Central); Gabriel Bertolini, camisa 11, Bertolini, 26 anos, 2,03m (Central); Matheus Alejandro Hoffmann da Cunda, camisa 12, Alejandro, 30 anos, 2,07m (Central); Lucaian Fernandes Pereira, camisa 16, Lucaian, 27 anos, 1,92m (Ponta); Matheus Celestino, Celestino, 25 anos 1,95m (Ponta).  

 

Sobre o Vedacit Vôlei Guarulhos - @voleiguarulhos

       A equipe profissional de vôlei masculino Vedacit Vôlei Guarulhos foi formada em 2018, como parte dos projetos de gestão esportiva do jornalista Anderson Marsili, o Presidente Esportivo do time e Diretor-presidente da Associação Social Esportiva Índios Guaru. A sede da equipe é a cidade de Guarulhos, Grande São Paulo, que tem aproximadamente 1,4 milhão de habitantes. A base de treinamento é o Ginásio da Ponte Grande (Estádio Municipal Arnaldo José Celeste). O VVG foi Campeão da Superliga C - 2019; Campeão da Superliga B - 2020; 9o. lugar da Superliga Banco do Brasil - 2021; Vice-Campeão Paulista - 2021; Semifinalista da Copa Brasil de Vôlei 2022 e da Superliga Masculina 2021-2022; Semifinalista do Campeonato Paulista 2022 e segundo colocado da fase classificatória da Superliga 2022-2023, eliminado nas quartas de final.

        O Vedacit Vôlei Guarulhos trabalha com categorias de base Sub 19 e Sub 21, visando fortalecer o desenvolvimento da modalidade na cidade e no Brasil.

       Na área social mantém o Projeto Vôlei do Bem com ações beneficentes e educativas com as comunidades em situação de vulnerabilidade nas periferias da cidade de Guarulhos, beneficiando especialmente jovens e suas famílias.

           Diversidade na prática - A missão de valorizar a diversidade humana e apoiar campanhas de conscientização, sustentabilidade e justiça social, tem se transformado em práticas de dentro para fora das quadras. O VVG participou ativamente e apoiou campanhas de segurança sanitária para o enfrentamento à pandemia do coronavírus e incentivou a vacinação em massa de adultos e crianças contra a covid-19, em Guarulhos.

       O plano de Comunicação também contempla campanhas de grande alcance como Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul e do Dia da Consciência Negra, que não se limita apenas em vestir os jogadores com cores diferenciadas. Jogadores e equipe técnica participam de diálogos, palestras e são motivados a usarem suas redes sociais para disseminar as ações afirmativas do projeto.

       O time está totalmente engajado na questão de igualdade racial e de gênero. Apesar de ser um time da categoria Masculina, muitas mulheres atuam na gestão do projeto e garantem um ambiente onde a equidade é levada a sério.

       Não é por acaso que o time usa o grito de guerra "vai flecha". A frase remete às origens indígenas da etnia Índios Guaru, os primeiros habitantes da região, que se transformou no Município de Guarulhos, o segundo maior do Estado de São Paulo.

       Atualmente o time mantém parceria com a comunidade multiétnica Filhos Dessa Terra, localizada no Portal dos Gramados. Uma das moradoras da aldeia é a técnica de enfermagem e assistente social Vanuza Kaimbé, de 50 anos, primeira indígena a ser vacinada contra a Covid-19, no Estado de São Paulo.

       Em setembro de 2021 assinou convênio com a Prefeitura da Cidade de Guarulhos para implantação do trabalho de aprimoramento das categorias de base masculino e feminino (Sub 13, Sub 15 e Sub 17), categoria 50+ com Vôlei Adaptado e capacitação de profissionais de Educação Física da rede municipal. O projeto possibilitará a expansão das atividades sociais e esportivas, tendo como objetivo a transformação e desenvolvimento de crianças e adolescentes por meio do voleibol.

       A partir de janeiro de 2022, estreou o Projeto Flechinhas em convênio com o Governo do Estado de São Paulo, com objetivo de oferecer atividades de iniciação esportiva, com foco na modalidade do voleibol, para crianças e adolescentes oriundas de comunidades em situação de vulnerabilidade social de Guarulhos, especialmente no contraturno escolar. O plano de trabalho também visa fortalecer a implantação de políticas públicas na cidade, ampliando a atuação do Vedacit Vôlei Guarulhos que já mantém, além da equipe adulta masculina.

       O Projeto Flechinhas beneficia mais de 300 crianças e adolescentes, que são atendidas na sede do time, o Ginásio da Ponte Grande - Av. Domingos Fanganielo, 315/317, Vila Melliani, Guarulhos (SP).

 

Sobre a Vedacit

       Líder no mercado de impermeabilização e produtos de alta tecnologia para a construção civil, a Vedacit apresenta soluções inovadoras para a durabilidade e saúde das edificações e se aproxima das famílias brasileiras com soluções que são utilizadas no dia a dia, de forma prática e eficiente. A empresa, com 85 anos de atuação, eleva a impermeabilização a um patamar de maior modernidade estando mais perto das necessidades de seus consumidores. São mais de 100 produtos em suas linhas de impermeabilizantes, materiais para a recuperação de estruturas e aditivos para concreto, desenvolvidos em laboratório próprio, com a mais alta tecnologia para oferecer soluções apropriadas a diferentes dimensões. Seus itens podem ser encontrados em mais de 50 mil pontos de venda.

       Genuinamente nacional, a Vedacit possui três unidades fabris, duas em São Paulo - capital e nova unidade em Itatiba - e uma em Salvador, abastecendo todas as regiões do Brasil. Conta ainda com quatro grandes regionais distribuídas estrategicamente pelo país. Para reforçar o compromisso com a sustentabilidade, a Vedacit é uma empresa associada ao Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Assume assim um compromisso público de estar permanentemente alinhada com práticas que determinarão os rumos do desenvolvimento global nas próximas décadas.

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa VVG

Diretoria de Comunicação – Claudia Alexandre – (11.97061-5995) – @claualex16

Relacionamento com a Mídia – Camila Alexandre – (11.97326-9170) – @camih87

Assistente de Comunicação – Ícaro Oliveira – (11.97575-2121) – @ico.marsili

Leia também...
20.12.2024

O ponteiro vai voltar a vestir a camisa flecha após 3 anos

19.12.2024

Com os três pontos garantidos, a equipe guarulhense chegou a sua quinta vitória na Superliga e aos 14 pontos. Os flechas entraram na zona de classificação para os playoffs, mas dependem de outros resultados para confirmar a vaga na Copa Brasil.

14.12.2024

O destaque da partida foi o ponteiro Léo Lukas, de 22 anos, que marcou 26 pontos no duelo.

10.12.2024

A derrota para o Vôlei Renata, no último final de semana, por 3 sets a 0 estacionou o time no 11° lugar na tabela, com 8 pontos, acumulando 6 derrotas. Já a equipe do Goiás vem logo à frente, também com 8 pontos, na 10a. posição, mas com uma derrota a menos (5).